Nascida no dia 27 de fevereiro de 1977 no município de Araguanã (MA), Eliziane Pereira Gama Melo é a quinta filha do Pastor Domingos Newton Gama e da missionária Dalvina de Jesus Pereira Gama.
Reconhecida pelo trabalho em defesa da infância, juventude, mulheres, meio ambiente e direitos humanos, Eliziane é jornalista formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi deputada estadual (2007-2014), deputada federal (2015-2018) e eleita Senadora da República com mais de 1,5 milhão de votos em 2018.
Filha de família simples, mudou-se aos 13 anos para São Luís com o sonho de ingressar na Universidade e aos 17 anos iniciou o curso de jornalismo na UFMA. Começou sua a carreira no rádio maranhense aos 18 anos apresentando o programa "A hora do debate" na rádio evangélica “FM Esperança”, onde por 10 anos debateu temas sobre desenvolvimento social.
Voz feminina reconhecida no Congresso Nacional, atualmente Eliziane Gama é filiada ao Partido Social Democrático (PSD) e é líder do Bloco Parlamentar da Resistência Democrática, formado por PT, PSD, PSB e Rede Sustentabilidade. No ano de 2022 liderou a Bancada Feminina no Senado (2022). Atualmente coordena a Bancada Maranhense no Congresso Nacional.
Em 2020 e 2023, Eliziane foi eleita a melhor parlamentar do Senado pelo júri especializado do Prêmio Congresso em Foco. Foi uma das representantes do Brasil nas Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 25, COP 26 e COP 27) e está entre os senadores que integram a representação brasileira no Parlamento do Mercosul.
Atuante na CPI da Pandemia, foi também relatora da CPI do 8 de janeiro. É de sua autoria a emenda constitucional que dá segurança jurídica ao piso salarial dos profissionais de Enfermagem. É dela também o Projeto de Resolução que criou a Liderança da Bancada Feminina no Senado Federal, que possibilita que projetos de interesse das mulheres sejam pautados com mais frequência na Casa Legislativa.